Pular para o conteúdo principal

Trabalhar com Energia e Espírito Vencedor

Para quem acredita que a vida não é apenas dimensão física, mas que, pelo contrário, também contém uma vertente espiritual, então durante a existência de cada pessoa, estes dois componentes interagem nas diversas atividades que ela vai desenvolvendo, nesta caminhada pelo mundo.
Partindo, e aceitando o princípio, segundo o qual: «A jornada espiritual é uma experiência pessoal, íntima. Podemos tentar explicar a espiritualidade, mas os ecos vazios das narrativas tendem a permanecer na mente das pessoas, sem alcançar seus corações. O único caminho para chegar de fato ao espírito é experimentá-lo.» (HAWLEY, 1995:9), então o espírito, de facto, é essencial à vivência humana e existe nela.
No exercício de uma atividade profissional, amadora, ou lúdica, é suposto atingirem-se objetivos, resultados concretos e/ou abstratos, chegar ao fim de um determinado percurso, utilizando, para o efeito, os diversos recursos: adequados e disponíveis; considerando-se essencial as boas condições físicas, intelectuais, psicológicas e espirituais dos intervenientes. Nesse sentido: «A boa saúde traz resultados, e o benefício vai além do lucro. Uma equipe de trabalho saudável, composta por  indivíduos saudáveis, é uma equipe de trabalho mais enérgica; o moral é mais elevado, as pessoas produzem mais e sentem-se parte de uma família que se interessa. É um modo de injetar boas mensagens – “Você é importante, você por inteiro” – e isso surge numa época em que os espíritos das pessoas desejam sinais de que suas empresas se importem com elas.» (Ibid.:31).
Sabe-se que será muito difícil ao ser humano viver isolado, não se integrar numa comunidade, por mais pequena que esta seja, e no trabalho acontece exatamente a mesma coisa, ou seja: mesmo que se esteja a trabalhar sozinho, num gabinete, ou em casa, existem mais pessoas que de outros locais, interagem connosco, trocam informação, aceitam o nosso trabalho, pagam-nos pelo que fazemos, propõe-nos novos projetos, enfim, precisam da nossa colaboração, tal como nós necessitamos do apoio delas. A vida é isto mesmo, uma troca, mas não só.
Com efeito: «Sim, é isso que desejamos. Temos fome também de objetivo, significado e identidade. Temos fome de um contato mais rico com a vida; ansiamos pela experiência de uma “vida” plena, vibrante, enquanto nos encontramos neste planeta.
Temos fome de compreender quem somos e como nos encaixamos neste todo. É como se todo o tempo que passamos sem respostas tivesse feito com que a fome crescesse. Cedo ou tarde ela ataca a todos nós.» (Ibid.:33).
É por isso, que não será aconselhável pensar-se exclusivamente na nossa dimensão corporal, física e material. Em quaisquer circunstâncias da vida, a grandiosidade humana vai para além de um corpo que se move, sob o comando de um cérebro que, quando em vigília, dá as ordens instantâneas para o corpo obedecer, automática e irrecusavelmente.
De onde vimos, quem somos e para onde vamos? Estas são questões que desde há milénios se  colocam ao homem pensante, por isso é que para responder a estas interrogações, não se pode ignorar que o ser humano vai muito para além da matéria, de um corpo, com uma determinada configuração.
Pode-se aceitar como pacífico que o ser humano não é apenas um corpo físico, mas também um espírito, por isso: «O termo espírito, usado aqui, refere-se à nossa vida (e de nossas empresas), que é o Eu verdadeiro. O espírito é a vitalidade que reside dentro do nosso corpo; é a nossa energia e o nosso vigor. E a palavra espírito refere-se também à própria fonte dessa energia que em algum nível está dentro de nós e faz parte de nós.» (Ibid.:34).
É bem provável que nas atividades humanas o espírito tenha um papel relevante, desde logo para conduzir comportamentos, iniciativas, criatividade, desenvolver racionalmente os diversos projetos que ao longo da vida todas as pessoas têm. Ele, o espírito, terá sempre uma influência decisiva, porque como se costuma afirmar: “Hoje não estou com estado de espírito para nada”, ou então o contrário, “Hoje o meu estado de alma aconselha a agir”. Então o espírito, existe? A vida sem o espírito, como seria? Haverá alguma ciência que possa responder a esta questão? Sabe-se, isso sim, que somos bem diferentes do restante mundo animal  conhecido. O ser humano vem construindo o mundo em que vive, a sua evolução é espantosa, em praticamente todos os domínios do  conhecimento, todavia, quando se debruça sobre a interioridade espiritual, a complexidade é tal que pouco se tem avançado, nestes milhões de anos da História da Humanidade.
Por muito positivista que se deseje ser, por muito crédito que se dê às ciências exatas, por muito agnósticos que se pretenda assumir, seja no sentido religioso, seja no âmbito espiritual, a verdade é que nem os mais céticos assumem uma posição definitiva porque, em situações-limite, o espírito apela a um Ser Supremo, ao Qual solicita ajuda.
É excelente que cada pessoa se habitue à ideia de que no nosso interior existe um Eu superior, um Algo que nos distingue, um Espírito que nos comanda, porque: «A constante consciência espiritual, como dissemos, é nada menos do que um novo estado mental para a maioria das pessoas. É um novo modo de ser, um modo de vida mais completo, um modo de vida que ajuda a trazer de volta a totalidade pela qual elas anseiam. É a ideia central da nova agenda administrativa.» (Ibid.:42).
Por isso, também no trabalho, a existência de um espírito individual, em cada membro da equipa, é fundamental para o sucesso da organização. É este espírito individual que se transforma em coletivo, que conduz à realização dos objetivos. É este espírito de combatividade que proporciona a coesão da equipa, é este espírito empresarial que permite o bem-estar e o progresso da humanidade.
Atualmente, fala-se muito em “cultura empresarial”, “espírito de equipa”, motivação, liderança e outros conceitos extremamente importantes para o êxito das organizações, todavia, estas não se limitam, nem podem, às máquinas, aos capitais, aos utentes, mas essencialmente, aos seus recursos humanos, que devem estar sensibilizados para fazerem bom uso dos seus dons superiores espirituais.
Ao nível dos recursos humanos, e no interior de cada pessoa, existe uma outra dimensão que faz com que se vençam muitos obstáculos, inclusive, que alimenta a motivação e cria mais oportunidades para o sucesso. Com efeito: «Quando as pessoas buscam “motivar” a equipe de trabalho ou recolocar a “vida” em suas vidas, elas estão buscando a fonte da vitalidade. Estão procurando a fagulha perdida, catando a força, o vigor e a verve – para o espírito que vem da Fonte. Enquanto nos aproximamos daquela Fonte, daquela força causal, nossa existência reveste-se de entusiasmo. Estamos mais
próximos da nossa essência, do que nos torna vivos.» (Ibid.:44).
Portanto, esta componente espiritual é o que realmente nos fortalece, nos encaminha para o orgulho, para a motivação, para o sucesso. Sabe-se que: «Sistemas de alto desempenho referem-se constantemente ao “espírito” sentido pelas pessoas. A dimensão espiritual, (…) está sempre envolvida em situações de grande realização. É ela que responde pela energia especial – a inspiração, o entusiasmo, o vigor e assim por diante – que você encontra nesses ambientes de grande realização.» (Ibid.).
O corpo físico é como que o invólucro de um “motor” potentíssimo, o espírito, que o faz mover, com regras e de forma controlada. É também pelo espírito que a pessoa, verdadeiramente humana, se conduz com ética, moral e verdade. O corpo físico não conhece estes valores, nem os sentimentos que são percepcionados pela consciência, espírito, alma. Sem espírito, como seria e como viveria o ser humano? Sujeitar-se-ia ao determinismo da natureza? Como controlaria a sua vida? Admita-se, portanto, que: «Quando as pessoas passam a apreciar a verdade, é o mesmo que chegarem ao espírito. Esta é a fonte da grande energia nesse programa. O espírito é o que traz a qualidade mística. As pessoas são atraídas para o esforço, e o infundem de um poder quase irresistível, que o faz funcionar. (…). Mas, para ser honesto, a produtividade não é o lucro verdadeiro nesta situação. Certo, todo mundo pode mostrar as cifras e ficar orgulhoso; mas o verdadeiro poder, a mágica, é o novo espírito da empresa. Ele infunde algo especial em todos os participantes.» (Ibid.:46).
É a energia que resulta de um espírito forte, dotado dos princípios, valores, sentimentos e emoções autênticos. Igualmente nossos pensamentos, que são próprios do ser humano consciente, têm a faculdade de se transformar em energia e esta converter-se em produtividade.

Bibliografia.
HAWLEY, Jack, (1995). O Redespertar Espiritual no Trabalho. O Poder do Gerenciamento
Dharmico. Tradução Alves Calado. Rio de Janeiro: Record

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo
Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal
http://nalap.org/
http://nalap.org/Directoria.aspx

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natal com «Amor-de-Amigo»

 Chegou o tempo de banirmos, irreversivelmente, ódios, vinganças, obscurantismo, fome, guerras e a morte resultante daqueles «sentimentos» e situações. Está na hora da inversão de tudo quanto é indigno para o ser humano, a começar em cada um de nós, até para connosco próprios. É tempo de dar voz ao «tribunal» da nossa consciência, porque é o único que nos julga imparcialmente, mesmo que, depois, não tenhamos a coragem de cumprir a «pena» ou seguir os seus conselhos. Mas, é claro que: todos os dias precisariam de ser Natal; todos os dias deveríamos refletir na vida e na morte; na nossa origem, mas também no nosso destino; no que fazemos e no que deveríamos fazer; pensarmos que a vida é efémera; que não somos os donos do mundo, nem da verdade, nem da vida de ninguém, nem sequer da nossa própria existência. De Onde Vimos? Quem Somos? Para Onde Vamos? Independentemente das nossas convicções políticas, filosóficas, religiosas ou outras, a verdade é que não nos conhecemos suficientemente bem

Ditaduras: Regimes cruéis e desumanos

O período ditatorial, em Portugal, conduziu o país a guerras fratricidas com os povos africanos, porque no Brasil o processo de emancipação, foi bem diferente e, a independência desta ex-colónia, foi relativamente pacifica. Os governantes Portugueses,  desse período negro da História de Portugal, obcecados pelo domínio colonial, não quiseram aprender com os bons exemplos dados por outros países colonizadores que, rapidamente, compreenderam a justeza das reivindicações dos povos colonizados, materializadas no seu direito à autonomia. A perseguição, repressão e punição dos cidadãos Portugueses, que se assumiam contra o regime ditatorial, era permanente, a polícia política, coadjuvada por um “batalhão” de colaboradores (então denominados, na gíria popular, por “bufos”), não tinha “mãos a medir”, os julgamentos sumários, as prisões arbitrárias e desterros eram o “pão-nosso de cada dia”. Quantas pessoas foram, severa e cruelmente, torturadas por se oporem ao regime? Quantos jovens e adultos

Páscoa: Esperança que Renasce

No âmbito da cultura religiosa cristã, esta festa móvel que se designa por Páscoa, tem longa tradição, principalmente nas aldeias portuguesas, nas quais e no dia previamente estabelecido, pelas entidades competentes, as populações convergem, com devoção, crença e alegria, para as cerimônias específicas, porque segundo os cânones do cristianismo, o evento significa a “Ressurreição de Cristo”. Este tempo que os cristãos-católicos vivenciam, inicia-se com um período de “luto”, que se prolonga durante quarenta dias, imediatamente, a partir da terça-feira de Carnaval e culminado no “Domingo da Ressurreição”, dia totalmente consagrado à alegria de experienciar a libertação de Jesus Cristo do túmulo, para onde teria sido conduzido após a sua morte na Cruz, na sexta-feira da paixão, conforme rezam os documentos sagrados. A Páscoa é, também, um tempo de confraternização, de reunião da família, não tanto no conceito e espírito que é vivido, por exemplo, no Natal, (nascimento de Jesus Cristo) mas